EXPOSIÇÕES

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA RECEBE EXPOSIÇÃO “SHORT CONNECTIONS” DO        ARTISTA TARCISO VIRIATO

 

Obras Ficam Em Cartaz Até o Dia 02 De Julho. Visitação Durante O Horário De Funcionamento Do Museu

O artista plástico Tarciso Viriato abre, na próxima terça-feira, dia 06 de junho, às 19h, a exposição “Short Connections”, no Museu Nacional da República.

A mostra reúne 50 obras inéditas entre colagens, desenhos e pinturas. Os trabalhos traçam um perfil de sua frenética produção dos últimos 10 anos. Hungria, Polônia, Bélgica e EUA, lugares por onde passou, inspiraram o artista para produção dessa exposição.

  “Cada obra que a gente faz em um lugar diferente marca o trabalho. Fora do seu habitat, das influências brasileiras, você interage com as pessoas, o local e a cultura. Quando vou para um lugar desses, eu vendo o Brasil, mas também compro a cultura local”, diz o artista.

 

Sua última exposição na Capital Federal foi em 2010.

Para quem conhece as vibrantes cores de suas telas certamente irá se encantar com a sutileza e certo minimalismo na série de desenhos e colagens sobre papel. Algumas obras produzidas na Hungria irão revelar um lado pouco conhecido do artista, o papel como suporte, em que remonta ao início do mundo em folhas de 60 cm, com 3,5m. “Quando escrevo não uso palavras, uso imagens. E foi isso que apliquei nesses painéis”, ressalta Tarciso.

A mostra fica em cartaz até o dia 02 de julho, na galeria térreo do Museu Nacional da República. A visitação é gratuita, durante o horário de funcionamento do museu – de terça a domingo das 9h às 18h30.

 

Sobre o artista:

Tarciso Viriato nasceu em Fortaleza (CE) em 1950. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará em 1973, mudou-se para Brasília em 1978.

 

Em 1993, recebeu da República da Iugoslávia o Certificado de Reconhecimento pela sua participação na campanha humanitária “Artistas pelas Crianças Refugiadas”. Em 1994, conquistou o prêmio de viagem à Europa no projeto “90 Horas de Pintura Contemporânea”, realizado em Brasília. Em 1997, conquistou o primeiro lugar no 2º Salão de Artes Plásticas do Iate Clube de Brasília e o 1º.

 

Salão Nacional da Pintura Contemporânea Brasileira, em São Paulo. Foi convidado pela Cruz Vermelha Internacional para participar do projeto “Artistas pela Humanidade”, tendo o seu trabalho reproduzido no calendário de 2004 da entidade. Nos últimos 20 anos, o artista tem exposto seu trabalho em galerias no Brasil e no exterior.

 

Exposição Short Connections – TARCISO VIRIATO

De 06 de junho a 02 de julho – gratuita.

Local: Galeria Térreo do Museu Nacional da República

Visitação: Terça a domingo das 9h às 18h30

        Exposição de Ralfe Braga

  O artista plástico Ralfe Braga, um dos maiores ilustradores da cidade, estará presente no 9º Salão do Artesanato expondo a 2ª edição da mostra “Ela, A obra e o Olhar”, bem como a junção de várias outras peças de mostras anteriores. A obra criada em homenagem às mulheres traz 20 imagens com detalhamento de traços perfeitos e um colorido ímpar. Os visitantes poderão conferir de perto a exposição em um espaço montado, que faz alusão a uma galeria de arte. Além de apreciar a sensibilidade traduzida nas telas, o público também poderá conhecer e adquirir outros produtos do artista como gravuras em pequeno formatos, camisetas e imãs, todos com a riqueza de detalhes que o seu trabalho carrega.

 

Sobre o artista

Ralfe Braga, Artista Plástico, Ilustrador, Designer Gráfico e Diretor de Arte, nasceu na cidade Macapá, capital do estado do Amapá. Com 17 anos de idade, saiu da sua cidade natal e veio para Brasília. Cidade em que iniciou a sua carreira artística. É formado em Educação Artística com Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes de Brasília. Pós-Graduado em Artes Visuais/ Cultura&Criação pela Faculdad

 

  Além de arte e gastronomia, o público também poderá conferir a programação musical durante os quatro dias de feira 

 

     Confira a programação musical:

 

29/03– Dudu Braga - RC Na Veia

A banda formada por Alex Capella (vocal), Fernando Miyata (guitarra), Juninho Chrispim (baixo) e Dudu Braga (bateria), apresenta sucessos imortalizados por Roberto Carlos, como “Eu Sou Terrível”, “É Preciso Saber Viver”, “Esse Cara Sou Eu”, entre outras, trazendo arranjos repaginados com o baixo acentuado e a guitarra pesada, mas sem perder a essência.

 

30/03 – Bruna Viola

Uma das maiores violeiras da atualidade, a cantora e compositora cuiabana, Bruna Viola, é um destaque no cenário musical tocando modão de viola. Natural de Cuiabá, Bruna começou a tocar viola aos 11 anos e, de lá para cá, adotou a Viola como sobrenome artístico. No repertório, as famosas canções "Sessenta Dias Apaixonado", "Saudade da Minha Terra", "Telefone Mudo", entre outros modões.

 

31/03– Banda Camafeu

Uma mistura de samba reggae com axé music, assim podemos definir a banda brasiliense Camafeu. Com uma roupagem percussiva, o pop rock e sucessos da MPB ganham uma batida diferenciada. Criada em 2011, o vocalista Guga Camafeu está à frente da banda composta por 10 profissionais. No repertório, sucessos como Minha pequena Eva, Faraó, País Tropical e vários outros.

 

01/04 – Gabriel Correa

O cantor brasiliense Gabriel Correa, semifinalista da quinta temporada do programa The Voice Brasil, saiu do pop-rock e hoje aposta no sertanejo pop, trazendo em seu repertório os sucessos de Lucas Lucco, Marília Mendonça, Luan Santana, Israel Novaes, Wesley Safadão, e outros.  Ele já cantou com Fernando e Sorocaba e abriu um show de Marcos & Belutti.

9º SALÃO DO ARTESANATO

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Horários: Quarta à sexta: das 16h às 22h / Sábado e domingo: das 11h às 22h Entrada gratuita

 

Informações: www.salaodoartesanato.com.brwww.rome.com.br

Tel: (61) 3345-0011