PANORAMA CULTURAL 

Exposição retrata nova configuração e atual diversidade da família brasileira

De 21 a 25 de maio, a mostra Famílias Aconchegantes estará aberta à visitação no Conselho Nacional de Justiça, como parte da programação da Semana Nacional da Adoção

   Com o objetivo de dar visibilidade à nova configuração e à atual diversidade da família brasileira, está aberta a partir desta segunda-feira (21), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a exposição Famílias Aconchegantes. A mostra, disponível para visitação até dia 25 (sexta-feira), de 8h às 18h, traz ensaios fotográficos (alguns exemplos em anexo) de famílias formadas por adoção ou que participam do programa Apadrinhamento Afetivo, desenvolvido pelo Grupo Aconchego.

 

O evento compõe a programação da Semana Nacional da Adoção e tem ainda a intenção de romper preconceitos e ampliar o alcance das muitas possibilidades da adoção, mudando, por exemplo, o paradigma da “criança ideal” para a criança real. “O rompimento desse preconceito pode ser um bom começo para evitarmos as devoluções (de crianças às instituições de acolhimento) que ainda hoje ocorrem e para mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes que se encontram à espera de um lar”, ressalta a psicóloga e presidente do Grupo Aconchego, Soraya Pereira.

 

A exposição Famílias Aconchegante faz parte do Termo de Colaboração entre a Secretaria da Criança do GDF e o Grupo Aconchego. Além desta e da Caminhada de Apoio à Adoção, que ocorreu neste domingo (20), no Eixão Sul, outras atividades serão realizadas para conscientizar a população sobre o tema.

 

No dia 25 de maio, o Diálogos sobre Adoção ocorrerá das 14h30 às 18h, no auditório da VIJ-DF, com palestras de profissionais do Grupo Aconchego e do defensor público Sérgio Domingos. Serão abordados os temas Aspectos Legais da Adoção, A constituição da parentalidade na adoção tardia e O tempo de espera da criança. Além disso, na oportunidade será lançado o e-book Três vivas para a adoção.

 

A programação será encerrada com a quinta edição da Dança Circular, no dia 27 de maio, às 17h, na Praça dos Três Poderes. Com expectativa de atrair mais de 100 pessoas, o evento tem como objetivo trazer para a comunidade a preocupação com a infância e a adolescência nas instituições de acolhimento.

 

A Semana Nacional da Adoção ocorre em várias cidades do país, em comemoração ao Dia Nacional da Adoção (25 de maio). Em Brasília, a iniciativa tem à frente o Grupo Aconchego, a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF).

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

Semana Nacional da Adoção

 

Exposição Famílias Aconchegantes

Data: 21 a 25 de maio

Horário: das 8h às 18h

Local: Conselho Nacional de Justiça (514 Norte)

 

Diálogos sobre Adoção

Data: 25 de maio (sexta-feira)

Horário: das 14h30 às 18h

Local: Auditório da Vara da Infância e da Juventude do DF

 

Dança Circular

Data: 27 de maio (domingo)

Horário: 17h

Local: Praça dos Três Poderes

 

 

 

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

 

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção –ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

Siga-nos

  • Facebook App Icon
  • Instagram Classic
  • LinkedIn App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ Classic
  • RSS App Icon
  • SoundCloud App Icon
  • YouTube Classic