ARQUITETURA

Ambientes calorosos para o inverno no Shopping ID
A designer de interiores Maura Leme e as arquitetas da Tune Arquitetura deram dicas sobre
como driblar o frio com a decoração certa

Ambientes calorosos para o inverno no Shopping ID
A designer de interiores Maura Leme e as arquitetas da Tune Arquitetura deram dicas sobre como driblar o frio com a decoração certa A designer de interiores Maura Leme, da 4M’s Projetos, e as arquitetas da Tune Arquitetura dão dicas valiosas de como montar ambientes aconchegantes e calorosos para driblar o frio com elegância. Segundo Beatriz Venâncio, da Tune Arquitetura, a iluminação
indireta, mais amarelada, até de 2700k, é ideal.

 

Ela pode vir em forma de abajur ou de led na
cabeceira da cama. Outra dica é a madeira, que deixa o lugar mais aconchegante. Mesas e painéis são boas opções. Quadros e texturas também ajudam a trazer sensação de bem-estar.


“Um papel de parede imitando uma pedra rústica ou madeira são ótimas opções”, explica a arquiteta. Por fim, ela indica as cores verde-bandeira mais escuro, azul marinho e vinho para darem a sensação de conforto.


Já para Maura Leme, os tapetes são imprescindíveis e podem ser baixos e bem fofos ou altos. Além disso, mantas de tricô ou de veludo na decoração mostram que o inverno chegou para ficar. Velas e uma boa cortina de linho dão uma sensação de acolhimento. “Colocar muitas almofadas nos sofás também é uma ótima opção”, complementa Maura.

 


Ambientes calorosos para o inverno


Shopping ID
Horário de funcionamento: segunda a sábado de 10h às 22h e domingo de 13h às 20h
Endereço: Setor Comercial Norte - Quadra 06, Conjunto A - Edifício Venâncio 3.000
www.shoppingid.com.br
Facebook: Id Shopping
Blog: shoppingid.com.br/blog
Twitter: @id_shopping

"AMBASCIATA PORTE APERTE" Visitas guiadas

Embaixada da Itália  Junho/Julho

Dia dos namorados no Shopping ID: ambientes aconchegantes para casais


A designer de interiores Maura Leme e as arquitetas da Tune Arquitetura deram dicas sobre como montar ambientes aconchegantes para casais

No dia 2 de junho a Itália e os italianos no mundo comemoram a proclamação da República Italiana. A Embaixada da Itália em Brasília celebra a data abrindo suas portas aos visitantes interessados em descobrir as peculiaridades arquitetônicas e artísticas do edifício projetado por Píer Luigi Nervi e sede da Missão diplomática.

Durante todo o mês de junho e julho a Embaixada receberá os visitantes e os acompanhará à descoberta da admirável obra arquitetônica de Pier Luigi Nervi, o ilustre engenheiro italiano que colaborou com arquitetos de fama nternacional , como Le Corbusier e Louis Kahn, e projetou obras célebres, tais como o Palácio da UNESCO em Paris, a Australian Square de Sidney, a Torre da Bolsa de Montreal, o auditório das audiências do Vaticano (Sala Nervi), o arranha-céu Pirelli em Milão, o Ginásio e o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci de Roma.

No final da visita o público assistirá à projeção do filme documentário “Amare Gio Ponti” de Francesca Molteni, em colaboração com Salvatore Licitra. Um retrato do homem e do arquiteto, aspirante a pintor, promotor ante litteram do italian design que, em mais de cinquenta anos de atividade, experimentou tudo – artes, profissões, objetos, arquiteturas e materiais – com uma energia incansável, do pequeno ao grande, da projetação de uma maçaneta à ideação de um plano urbanístico.

INFORMAÇÕES SOBRE AS VISITAS

• As visitas são gratuitas com reserva antecipada;

• As visitas realizar-se-ão nos dias 14, 15, 20 e 21 de junho, 19 e 26 de julho, de 16h30 a 17h45 em português. No dia 31 de julho, de 16h30 a 17h45 haverá uma visita em língua italiana. Pedimos aos interessados para chegar com 15 minutos de antecedência;

• A visita é assegurada para grupos de no mínimo 8 até o máximo de 25 visitantes. O grupo será formado com base na ordem de reserva;

• Reservas: as reservas podem ser realizadas escrevendo ao e-mail eventos.brasilia@esteri.it, especificando no assunto “Embaixada de Portas Abertas” e informando a data, o número de participantes (no máximo 4 por e-mail), nome completo, número do documento de identidade de todos os participantes e um endereço e-mail de contato para receber a confirmação.

• Por gentileza, para a visita escolha uma roupa apropriada (não bermuda, nem chinelo, etc.).

 

Todas as informações sobre a nossa programaçaõ cultural podem ser encontradas no site e nas redes sociais da Embaixada:

www.ambbrasilia.esteri.it

 @ItalyinBrazil

 Ambasciata d’Italia a Brasilia

 italyinbrazil

 

 

Aguardamos vocês !

 

 

A qualquer momento, se pode solicitar o cancelamento do registro enviando um e-mail para eventos.brasilia@esteri.it com a palavra CANCELLAMI no assunto da mensagem.

  A designer de interiores Maura Leme, da 4M’s Projetos, e as arquitetas da Tune Arquitetura passearam pelo Shopping ID e garimparam tendências de decoração para casais. Como o ID reúne lojas especializadas em móveis e artigos do lar com as melhores marcas ,ficou fácil para as profissionais deixarem fluir as ideias e mostrar para os amantes como montar um cantinho que estimule a intimidade.


Segundo Maura, formas arredondadas dão mais harmonia ao ambiente,ajudando o casal a se interar mais. Espelhos redondos ficam ótimos nos banheiros e nos quartos.


Além disso, manter fontes de água ligadas perto da cama também ajuda no relaxamento,bem como optar por ambientes de meia luz. Lâmpadas amarelas, de preferência com interruptores que tenham graduação de intensidade, são perfeitas.
Para a sensação de aconchego ser ainda maior, o ideal é optar por camas e sofás mais fofinhos. “Nada de colchões e sofás duros. Isso repele o casal”, explica Maura. O ideal é investir nas almofadas e nos travesseiros ,sempre misturando cores neutras e vivas.  O vermelho e o violeta ativam a libido.

 

Fotos do casal também devem estar presentes, espalhadas pela casa ou somente no quarto (se o casal for mais reservado).

 

Viagens, jantares, pedidos de casamento, festas, entre outros eventos devem compor os porta-retratos dos enamorados. Por fim, o que mantém mesmo um relacionamento vivo é o carinho de um pelo outro.“Uma ótima maneira de conquistar seu amor todos os dias é arrumando a mesa com taças, velas e louças mais elaboradas, principalmente na hora do jantar.”


Já para as arquitetas da Tune, é importante lembrar que cada casal tem sua personalidade e é preciso definir essa identidade para criar o layout do quarto.A cama é o elemento principal do quarto e ela orienta todos os demais móveis e influência no layout. Um recurso que está sendo muito utilizado é colocar uma fita de led sobre  cabeceira para dar destaque e emoldurá-la.


Em quartos pequenos o armário também é determinante para o layout, devido à posição das paredes. Outro artifício para esses casos é a utilização de bancadas mistas que podem servir como uma mesa de maquiagens e uma mesa de trabalho, por exemplo.


Para quem está montando um apartamento pequeno ou até mesmo uma kitnet, a privacidade e a organização são muito importantes. Painéis de MDF, ripados de madeira e armários e bancadas que podem ser recolhidos ajudam bastante nessas questões.


Seguem alguns projetos Tune para ilustrar essas dicas:

QUARTO MAAN
Ao elaborar o projeto da suíte do casal, a maior preocupação era criar um ambiente que acabasse com o incomodo durante a noite, devido ao horário de trabalho do noturno do marido.Outra reclamação era o excesso de umidade no closet, que fazia a integração do banheiro com o quarto. Como solução o antigo closet foi transformado em um Home
Office separando a iluminação e isolando o barulho, proporcionando um ambiente mais
tranquilo para as noites. A localização do escritório também permitiu a integração do
banheiro sem que fosse necessário passar pelo quarto. Com a utilização do espaço do 1 closet, o quarto ficou mais amplo e recebeu um guarda-roupas. Por preferencia do casal foram aplicadas cores mais neutras ressaltadas pelo aconchego da madeira.


Local: Asa Norte
Cliente: MAAN
Ano: 2017
Arquiteta: Marcella Teixeira

KITNET NASA
Nesse projeto, o principal ponto para o casal era ter um ambiente que integrasse a circulação da cozinha para a varanda sem que os convidados passassem pela área íntima. A solução adotada para criar um ambiente social separado do quarto foi a introdução de um painel ripado móvel, utilizado também no hall de entrada para uma
unidade ao projeto. A inclusão do espelho na parede foi muito importante pois permitiu a  ampliação do espaço. A iluminação foi outro ponto muito trabalhado, criando perfis de LED na parede que ajudaram a delimitar as áreas. O painel em que a televisão se apoia, foi utilizado para camuflar a porta do banheiro e também para recolher a mesa de jantar, quando necessário.

 

A cozinha em "U" com a Ilha, permite que os anfitriões cozinhem e participem de um bom momento de lazer com os amigos. O casal não
queria se sentir exposto quando houvesse visitas, para isso, a solução foi uma cama embutida que permearia entre essas duas atmosferas. A varanda, mesmo com sua área pequena, possui uma mesa redonda para jogos e pequenas reuniões, tendo o apoio do serviço na bancada.


Arquiteta Parceira: Isabelle Cavalcanti
Ano: 2018
Local: Noroeste

 

Dicas para namorados Shopping ID
Shopping ID
Horário de funcionamento: segunda a sábado de 10h às 22h e domingo de 13h às 20h
Endereço: Setor Comercial Norte - Quadra 06, Conjunto A - Edifício Venâncio 3.000
www.shoppingid.com.br
Facebook: Id Shopping
Blog: shoppingid.com.br/blog
Twitter: @id_shopping

CasaPark convida:

palestra com Pedro Ariel

diretor da CASACOR

    O diretor de conteúdo e relacionamento da     CASACOR, Pedro Ariel, apresentará aos arquitetos e designers de interiores um overview das        tendências e lançamentos do Salão Internacional  do Móvel de Milão, que aconteceu entre os dias   

17 e 22 de abril.                                

                                                 

O encontro acontecerá no próximo dia 08 de maio  às 19h,no Espaço Itaú de Cinema no CasaPark      e as inscrições são gratuitas.                   

Mostra Artefacto: Decor+Cinema 2018


O cinema é o tema escolhido para os ambientes assinados por renomados profissionais.
A mostra abre para o público no próximo

dia 02 de abril.

A Artefacto - reconhecida como referência em decoração e design – abre as portas, no próximo dia 02 de abril, para apresentar a mostra Decor+Cinema. São doze ambientes assinados por renomados arquitetos e designers de interiores, além do showroom.

 

Nesta edição, estará em voga a sintonia entre a magia e o entretenimento proporcionados pelo cinema, com questões contemporâneas e do cotidiano. O universo cinematográfico e suas especificidades inspiraram os profissionais a criarem espaços intimistas e com personalidade, levando em consideração toda a expertise Artefacto.


Foram homenageados títulos, temas, personagens, diretores, histórias e cenas antológicas, com ambientes criativos que relembram momentos dos longa-metragens.


Entre a emoção do romance, a alegria da comédia ou o suspense do terror, os espaços levam a assinatura de um time de profissionais: George e Julia Zardo, Maai Arquitetos Associados (Arnaldo, Isabel e Mônica), Juliana Leão, Cybele Barbosa,
Studio Gontijo (Gabriela Gontijo, Plínio Barros e Mariana Hummel), Yeda Garcia, Dora e Giovanini Lettieri, Tatiana Estrela e Carla Ramos, Larissa Dias, André Alf, Miguel Gustavo e Sérgio Borges. Os profissionais prometem, com a elegância e
sofisticação de sempre, apresentar ambientes que retratem diferentes momentos do cinema e sua história.

 

É intrínseco da indústria cinematográfica, assim como na arquitetura, retratar o lifestyle de diferentes sociedades, gerações e lugares, mas também de registrar épocas.


A mostra Artefacto traz o suprassumo do cinema, com uma seleção ‘Premium’ de filmes, entre os quais: Bonnie e Clyde, Carmem Miranda, Tempos Modernos, Miranda, Cine Regina, Almodóvar, The Great Gatsby, James Bond, Bonequinha de Luxo, La La Land, Marilyn Monroe e Lobo de Wall Street. Se, para os irmãos Louis e Auguste Lumière, conhecidos como pais do cinema, era algo fadado ao fracasso, refletido na famigerada frase de Louis: “O cinema é uma invenção sem futuro”, a
história mostra, mais de 120 anos depois, que, independentemente do estilo, narrativa ou gênero, seja de ficção ou de cunho documental, o cinema é parte da vida das pessoas, marca momentos e traz lembranças.


E, para a Mostra Artefacto 2018, a estética ‘cinéfila’ vai compartilhar o estilo de
instigantes personagens, harmonizando o lado criativo e artístico da sétima arte com os
conceitos da marca, realçando a elegância entre o design e qualidade das peças
Artefacto.

Ambientes:

Tempos Modernos – Charles Chaplin,

por Juliana Leão
 

A arquiteta Juliana Leão quis homenagear um gênio do cinema mudo: Charles Chaplin.
O fato de passar uma mensagem sem precisar dizer uma palavra despertou seu interesse pela mistura de estilos: clássico do cinema, com móveis modernos e toques industriais.


Composto por sala de estar e de jantar, com 50m2, o destaque é para a mesa de jantar Halston, que tem um tampo único de quatro metros em madeira com microtextura.Com acabamento rosé,é sustentada por pésgeométricos, ideal para espaços amplos. Os
primeiros filmes da história do cinema eram todos em preto e branco. Esse foi o ponto de partida para escolha do mobiliário e acabamentos.

 

E ficou bem claro no ambiente “Tempos Modernos”: totalmente monocromático, como no filme, e com móveis modernos e atuais.

Carmem Miranda, por Maai Arquitetos Associados (Arnaldo, Isabel e Mônica)
 

Os arquitetos Arnaldo, Isabel e Mônica, da Maai Arquitetos Associados, resolveram homenagear a cantora e atriz Carmem Miranda, que fez sucesso entre 1930 a 1950.


Carmen participou de 14 filmes no exterior e foi a primeira artista sul -  americana a ser  homenageada com uma estrela na calçada da fama. Eles buscaram um ícone chique e elegante, que também foi reconhecido fora do país. Remetendo aos materiais utilizados na época e fazendo uma releitura, trabalharam as paredes em painéis de madeira Pau Ferro. Tons que vão do cinza, fendi ao verde bandeira marcam o espaço que recebe com
elegância os mobiliários Artefacto. Com 100m2, ambiente é composto por salas de estar e jantar, além de bar e quarto. As forrações de parede em lâminas de madeira pau ferro e o teto com pintura em pau ferro são os pontos mais marcantes do projeto, que, devidamente iluminados, realçam todo o mobiliário Artefacto.

Lobo de Wall Street, por Sérgio Borges
 

 

Fã da cidade de Nova York, o arquiteto Sérgio Borges escolheu o filme O Lobo de Wall Street, devido à atmosfera da cidade e ao diretor Martin Scorsese. Por possuir muitos clientes na área do mercado de investimentos, ele é especializado em criar ambientes que transmitem uma sensação de segurança e tradição, com um toque arrojado e
inusitado. Assim, ele buscou trabalhar com materiais sóbrios, como a madeira e o aço
corten, contrapondo-se com elementos nada comportados, como o vidro, a transparência
e luminárias contínuas. Especializado em arquitetura corporativa, optou por fazer um
ambiente que atenda essa área. O espaço de 60m2 representa uma sala de um executivo, com área de estar, mesa de trabalho e mesa de reunião.

Almodóvar, por Yeda Garcia.

 


A arquiteta Yeda Garcia acredita que harmonia e equilíbrio são traços de seu trabalho.
Sendo assim, ela optou por montar um cenário inspirados nas obras do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. O uso da cor associada a formas marcantes do mobiliário são o grande destaque do ambiente, que tem 72m2 e é composto de sala de estar, quarto e banheiro. Cores ousadas e marcantes estão presentes na criação.

Marilyn Monroe, por Miguel Gustavo
 

O arquiteto Miguel Gustavo pensou em um ambiente clean e sofisticado, perfeito para combinar com a imponente Marilyn Monroe. Ele utilizou tons de rosa para que o espaço tivesse o clima da homenageada. Espelhos, iluminação impactante e mobiliário exclusivo dão o toque de glamour e sofisticação necessários. Obras de arte como
esculturas e fotos também foram usadas para transmitir a sensação romântica e grandiosa de Marilyn Monroe.

La La Land, por André Alf

 


O arquiteto André Alf escolheu o filme La La Land por considerá-lo leve, criativo e romântico, além de ser um musical. Procurando projetar um ambiente confortável e transmitir a sensação de estar em sua própria casa, usou um telão grande e um sofá com muito conforto, voltado para a família usar e curtir. Por fim, detalhes de luz dando charme e quadros desenvolvidos exclusivamente para o ambiente, que mede 40m2.

Miranda, por Cybele Barbosa

 


A escolha da personagem Miranda se deu pelo papel icônico de Meryl Streep na película O diabo veste Prada. Miranda é uma mulher bem sucedida e de personalidade marcante. O ambiente possui 70m2 e é composto de sala, quarto e copa. O destaque vai
para a composição de cores, materiais e texturas, que fazem uma releitura do clássico com uma visão contemporânea.

Spectre 007 (James Bond), por Tatiana Estrela e Carla Ramos

 


As arquitetas escolheram a sofisticação do agente 007 para inspirar o ambiente de 70m2, que conta com um escritório, um quarto e uma sala de jantar. Os filmes de 007 são quase guias de viagem para cinéfilos. Difícil é dar conta de tanta paisagem bonita durante as aventuras do agente secreto. O filme inicia-se no México, no dia dos Mortos, e tem algumas tomadas na cidade de Roma. Elas usaram, portanto, a referência do
quadro de caveira para remeter a cena no dia dos "Muertos ", e uma artista plástica de
Brasília reproduziu nas paredes a planta baixa de uma Basílica e da praça São Pedro no Vaticano , onde algumas das cenas do filme é rodada. Todo o ambiente remete a luxo e a sofisticação, de forma masculina e sem excessos . Por fim, colocaram um piano no ambiente para fazer alusão a música que faz parte de toda abertura dos filmes do agente
mais famoso do mundo .

Bonequinha de Luxo, por Larissa Dias

 


O quarto de 38m2 feito por Larissa é um ambiente feminino, cheio de detalhes delicados. Ele possui uma forma limpa, com linguagem simples e pura. Os móveis têm desenhos mais orgânicos, a inspiração é urbana, com muitos tons de cinza. Ele transmite
aconchego e requinte, com painéis de madeira ripada na paredes e teto para quebrar a frieza da cor e acolher. A cor rose foi usada em alguns pontos para representar a delicadeza e a feminilidade da personagem, interpretada por Audrey Hepburn.

Cine Regina, por Studio Gontijo


A inspiração do espaço foi o antigo cinema que pertenceu à família da arquiteta Gabriela Gontijo, na cidade de Bom Despacho, em Minas Gerais. Hoje desativado, o então Cine Regina - seu avô, proprietário, escolheu esse nome em homenagem a uma de suas filhas, Regina - era o único cinema que a cidade teve e, certamente, levou muitas alegrias aos seus moradores. O Cine Regina, que lembra o filme ‘Cine Paradiso’, é
motivo de orgulho e de muitas lembranças boas. Alguns elementos originais dele foram trazidos ao ambiente de 52m2. Além do excepcional mobiliário da Artefacto, o local conta com os seguintes elementos originais: letreiro, máquina de projeção, roleta, cadeiras de madeira, lentes, caixas com filmes, quadros de energia, certificado de censura,etc. O espaço é um ‘lounge’ de cinema, uma sala de reprodução de filmes.

Bonnie e Clyde, por George e Júlia Zardo

 


O Filme Bonnie & Clyde foi feito nos anos 60, e contava a vida de um casal de
criminosos . Exibiu nas telas todo o charme daquele período que vivia o auge do estilo
Art Decó. Não é apenas um filme tradicional de gângsters, é intenso e viciante.
Pensando nisso, os arquitetos montaram um espaço perfeito para ver um filme, beber e
conversar com os amigos – baseado no glamour dos anos 20. Eles projetaram um
ambiente charmoso e intimista, dividido em Home Theater, sala de estar, mesa de jantar
e bar. Eles optaram por cores mais escuras e iluminação dramática, moderada e
aconchegante.

The Great Gatsby, por Dora e Giovanini Lettieri

 


O filme escolhido foi The Great Gatsby. O contexto histórico é marcado pelos embalos
do ritmo frenético dos anos 20, do jazz e pela inacessibilidade ao sonho americano, além de outros aspectos que também devem ser considerados ao analisar a obra, tais como: no início dos anos 1920, há o destaque da mulher já no espaço público, fumando, dançando, sempre em movimento, evidenciando a ideia de maior independência e
atividade. Na decoração, as formas geométricas estão presentes até mesmo nos móveis.
O mobiliário tem geometria e design abstrato. Os objetos de decoração têm elementos de bronze, espelhos e prata. O conceito do projeto busca trazer aconchego e sofisticação. Um grande pendente de cristal em posição de destaque logo na entrada do quarto. Os acabamentos são luxuosos dando um tom de requinte e elegância. As cores
neutras compõem um ambiente de relaxamento, de 41m2, com detalhes clássicos.

 Novidade no CasaPark Moldura Minuto! Venha conferir!

  Será inaugurada mais uma     grande loja no Shopping

Casa Park COR tintas texturas

Habitante do Havre há 6 anos, Delphine Boeschlin se sentiu atraída por Brasília graças às fortes conexões arquitetônicas que podem ser estabelecidas entre as duas cidades. Ambas não foram construídas/reconstruídas com o mesmo objetivo de seus arquitetos e urbanistas (Costa, Niemeyer e Perret), mas são dotadas de uma história que por vezes se cruza e, em outras, possui influências comuns. Por meio de suas histórias, sua arquitetura e sua posição geográfica elas abrem múltiplas relações visuais que serão, para a artista, uma grande fonte de inspiração para produzir, além de um estímulo aos intercâmbios e paralelos entre as cidades.

Em razão do seu aniversário de 500 anos no ano que vem, a cidade do Havre se prepara e organiza inúmeras atividades culturais e intervenções artísticas. Em ocasião dessa efeméride, os curadores do evento propuseram a Boeschlin um projeto de residência internacional - em uma cidade à sua escolha. Brasília, portanto, foi a escolha da artista.

Acolhida em residência na AF em setembro e outubro, Boeschlin propõe uma troca gráfica e plástica entre as cidades: trazer um pouco do Havre e enviar um pouco daqui para lá.

Workshop
20.10 às 16h 
Auditório do VIS - IdA | UnB
Campus Darcy Ribeiro, SG 01

Abertura da Exposição 
20.10 às 20h 
Espaço Cultural Ernesto Silva
Aliança Francesa | SEPS 708/907 lote A, Asa Sul

Siga-nos

  • Facebook App Icon
  • Instagram Classic
  • LinkedIn App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ Classic
  • RSS App Icon
  • SoundCloud App Icon
  • YouTube Classic